Deliberações marcam primeiras reuniões virtuais dos Conselhos da Fundação Tiradentes
Os dois Conselhos da Fundação Tiradentes – Conselho Fiscal e Conselho de Curadores, com agenda e horários independentes -, marcaram a história da instituição, ao debaterem e deliberarem pela primeira vez, de forma virtual, sobre temas diversos e importantes para a instituição. Em atenção à pandemia de COVID-19, os membros se reuniram, ouviram explanações, tiraram dúvidas e decidiram, tal e qual às reuniões presenciais, preservando os princípios da transparência e as previsões estatutárias.
As reuniões ocorreram nos dias 07 e 08 de maio. Entre as deliberações, estava a aprovação do Relatório Anual de Atividades Institucionais 2019, contendo a prestação de contas da Fundação, relativa ao ano passado. A matéria foi aprovada por decisão unânime, primeiramente pelo Conselho Fiscal, e no dia seguinte, pelo Conselho de Curadores. Os relatórios de atividades e prestações de contas da instituição são submetidos aos dois conselhos e depois enviados ao Ministério Público Estadual. De praxe, essas ações acontecem presencialmente no primeiro trimestre, mas as circunstâncias impostas pela Pandemia deram causa a mudança do cronograma.
Além da demonstração de resultados e da apresentação de indicadores, a ocasião foi propícia ainda para apresentar as ações da Fundação Tiradentes frente à Pandemia, expostas na página principal do site da instituição e do Hospital do Policial Militar – HPM, numa linha do tempo. Os beneficiários também acompanharam as respectivas ações.
As pautas telepresenciais apresentaram itens em comum. O assunto de maior relevância foi a apresentação do robusto projeto de qualidade de vida e saúde do Policial Militar, envolvendo a Polícia Militar, a Faculdade da Polícia Militar – FPM e parceiros nacionais e internacionais.
Os Conselhos também aprovaram uma permuta que vai possibilitar à Fundação Tiradentes reduzir os custos para substituir por novos, equipamentos e aparelhos usados ou defasados, existentes na Academia Fitness Center.
Estavam na reunião do Conselho Curador: o presidente, Coronel Juraí Alves de Sousa, que representa a Reserva Remunerada; o Coronel André Henrique Avelar de Sousa, representando os Oficiais; o Diretor Presidente da Fundação Tiradentes, Tenente-Coronel Cleber Aparecido Santos; o 3º Sargento Jefferson dos Santos Paiva, representando os Praças da PMGO; e os conselheiros Jônathas Silva, Vilson José Viana, e César Helou, da sociedade civil.
Da reunião do Conselho Fiscal, participaram todos os membros: os coronéis Adenilson Rodrigues do Nascimento, presidente do Conselho Fiscal, e Carlos Vieira de Brito, ambos da Reserva Remunerada; e o Tenente- Coronel Marcos de Bastos.