Colaboradores da Fundação Tiradentes Participam do Workshop – Robotic Process Automation (RPA) com a BotCity
Em atendimento ao objetivo estratégico da Fundação Tiradentes (FT), que visa atuar de forma inovadora em todas as suas dimensões institucionais, a FT tem investido em inovação e transformação digital. Ao longo do ano, já foram promovidos, para seus colaboradores e parceiros, diversos encontros sobre o tema.
Na última segunda-feira, 24, colaboradores da Fundação Tiradentes participaram do workshop Robotic Process Automation (RPA), que teve como objetivo principal promover o nivelamento conceitual sobre a utilização de RPA e respectiva orientação de como qualificar um processo para robotização.
O aprofundamento da temática Robotic Process Automation (RPA), foi realizado pela empresa parceir a Bot City através de seu Cofounder Lorhan Caproni, que explicou sobre o conceito geral de robotização de processos, identificação de áreas em que os robôs pode ser utilizados, principais paradigmas do processo de automação e respectivos benefícios gerados com a implantação dessa estratégia, através do compartilhamento de casos reais.
O evento iniciou com a demonstração da perspectiva de desenvolvimento organizacional, através da contextualização de todas as iniciativas de projetos que se retroalimentam visando atender ao planejamento estratégico 2020-2025.
Ressaltou-se que o eixo principal para êxito dos projetos de transformação organizacional, está diretamente vinculado ao engajamento das pessoas que irão colocar em prática as atividades. E em decorrência dessa premissa, diversos desdobramentos serão efetuados internamente ao longo dos próximos períodos, integralmente alinhados com o direcionamento estratégico por meio do programa Inova RH, sob gestão do departamento de Recursos Humanos e Reuniões de Trabalho por meio da metodologia Design Thinking sob gestão do departamento de Desenvolvimento Organizacional visando cumprimento dos marcos estratégicos.
Dentre os aprendizados decorrentes desse evento com a BotCity, o principal consistiu em clarificar o entendimento que o melhor cenário para a Robotização consiste no RAPP:
1 – Repetitivo
2- Alto Volume
3- Padronizado – regras claras
4- Por que eu tenho que fazer isso todo dia?
Essa constatação criou a oportunidade de mudança de paradigma interna da equipe Fundação Tiradentes, clarificando que robôs são criados para trabalhar pelas pessoas em funções específicas, possibilitando assim a criação de supertimes de alta performance.
Como desdobramento desse evento, os participantes ficaram com a tarefa de realizar o minicurso de Automação de Processos de Negócio, disponível na plataforma BotCity e utilizar a planilha de qualificação de processos que auxiliará as áreas durante as próximas fases do projeto fundacional.
O encontro foi realizado online, via Teams e contou com a participação dos colaboradores dos departamentos financeiro, departamento contabilidade/controladoria, Departamento Pessoal, Operações, Recursos Humanos e Tecnologia da informação e comunicação (TIC).
A Fundação Tiradentes reconhece que é primordial investir em inovação e transformação digital, e reafirma o compromisso com seu objetivo estratégico ao viabilizar ferramentas de inovação que possam contribuir com a melhoria dos processos internos e, consequentemente, na disponibilização de serviços adequados aos seus beneficiários de forma humanizada, com qualidade, inovação e tempestividade.
Fonte: Comunicação/FT