Liga do Riso anima diabéticos no HPM
Na base do humor, é possível se conscientizar sobre assuntos importantes como os cuidados com a nossa saúde. Esta é a proposta da Liga do Riso. Composta por estudantes da área da saúde da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), a Liga esteve na manhã desta quarta, 1º de julho, no auditório do Hospital do Policial Militar (HPM), onde realizou um teatro informativo aos participantes do Programa de Saúde Para o Diabético (PSPD) da Polícia Militar Goiás.
Na ocasião, o grupo de estudantes, coordenado pelas professoras Sandra Diniz (Major, Chefe do Serviço de Enfermagem do HPM) e Vanuza Claudete da PUC-GO, expuseram de maneira lúdica sobre controle da glicemia (hiperglicemia e hipoglicemia) e cuidado com os pés diabéticos.
Além disso, os participantes do PSPD tiveram a oportunidade de assistir uma palestra sobre doença periodontal com a especialista Capitã Hérika Gomes Falcão, dentista do Centro Odontológico do HPM. E em seguida, a médica endocrinologista do quadro do HPM, Capitã Ana Maria Portinieri, tirou as dúvidas dos participantes sobre a doença.
O PSPD tem o apoio da Fundação Tiradentes, mantenedora do HPM.
Programa de Saúde Para o Diabético
Coordenado pela Chefe do Departamento de Assistência Social do Complexo de Saúde, Major Vânia Alencar, o PSPD promove encontros mensais entre os diabéticos e a equipe de multiprofissionais (médicos, enfermeiros, nutricionistas, dentistas, psicólogos e assistentes sociais) que compõe o programa.
Com o objetivo de melhorar as condições de vida dos militares diabéticos e seus familiares, durante os encontros é feito o controle da saúde com a aferição de pressão e glicemia; a Fundação Tiradentes patrocina a alimentação adequada para esse tipo de doença, e ainda há a troca de experiências entre os beneficiários da instituição e os multiprofissionais do programa.
Segundo a coordenadora do programa, o principal benefício do PSPD é a prevenção das complicações decorrentes do diabetes. Entre elas: visuais, cardíacas, hipertensão arterial, neuropatias, derrame, amputação de membros e impotência sexual.
Mais informações: (62) 3235-6157
Confira: