Plano Estratégico da PMGO amplia perspectivas de atuação até 2022
A Polícia Militar de Goiás deu um passo importante na busca da excelência na gestão ao lançar seu Planejamento Estratégico (PE) 2016-2022. Construído durante dois anos, após várias reuniões de estudo, diagnóstico, pesquisa e formulação de propostas, o Plano foi instituído via Portaria do Comandante-Geral, Coronel Divino Alves de Oliveira, e está em vigor (nº 7899/PM), almejando modernizar e fortalecer a gestão administrativa e operacional através da clareza de objetivos e de uma cultura de visão sistêmica na Corporação. O lançamento faz parte das comemorações dos 158 anos da Polícia Militar de Goiás (PMGO).
Entre várias metas estabelecidas estão a adequação do efetivo, a otimização e gestão da frota de veículos, ampliação e qualificação ao atendimento ao cidadão, a estruturação do sistema de gestão orçamentária e financeira da PM, a qualificação profissional do efetivo da PM e o aprimoramento da logística de funcionamento estrutural da corporação.
Apoiadora do processo de elaboração do documento, a Fundação Tiradentes felicita a PMGO, que é sua razão de existir, pela valorosa citação nominal recebida na nota de reconhecimento da publicação do PE. Do mesmo modo, o fato de a Fundação Tiradentes ter ações do seu campo de trabalho previstas no plano, é fator de estímulo, um reconhecimento das responsabilidades e capacidades da instituição, e reforço nas parcerias que marcam a história desta Fundação e da Polícia Militar de Goiás que nos tornam modelos a outros estados.
Nas ações previstas, a Fundação Tiradentes participará, junto com os órgãos de interface da corporação, da elaboração e implementação de projeto para o Centro de Saúde Integral do Policial Militar (CSIPM), que funciona no Complexo de Saúde, já mantido pela instituição. O foco está em medidas preventivas e tratamentos. Outras ações diretamente em parceria com a instituição contemplam: a saúde das beneficiárias gestantes, o Programa de Reabilitação e Reinserção Social (CRIS), e os programas de Atenção Integral à Saúde do PM (PAISPM) e o de Saúde do Diabético (PSPD).
Ferramenta
Um instrumento que vai orientar a gestão institucional da PMGO, dando sistemática coordenada às principais ações da corporação. Este é o objetivo geral do seu PE 2016-2022, que se desdobra em objetivos específicos como: promover, estruturar e qualificar as ações da instituição para que sua finalidade, que é prestar um bom serviço ao cidadão, seja constantemente aprimorada; dar condições ao efetivo para identificar fatores de impacto, elegendo prioridades, metas, ações e prazos para atingir resultados visados; repartir responsabilidades e apoios para maximizar os resultados operacionais; trabalhar com ferramentas estratégicas que facilitem esta maximização; conscientizar, motivar e interagir os membros da PMGO.
Com este novo pensamento, a Polícia Militar de Goiás trabalhará para se articular em torno de uma inteligência estratégica cada vez mais estruturada; com gestão sistematizada; comunicação eficiente; recursos financeiros, materiais e tecnológicos adequados; com foco no policiamento comunitário; efetivo adequado, estrategicamente distribuído, capacitado, equipado e motivado; e uma estrutura física adequada.
Tudo isto, é importante destacar, em torno da Missão da PMGO, que é “Proteger as pessoas, cumprir a lei, defender o meio ambiente e garantir direitos, promovendo a paz social”, respaldada pela sua Visão Estratégica de “Ser referência nacional na prestação de serviços em segurança pública”. Com valores como profissionalismo, confiabilidade, disciplina, hierarquia, honestidade, respeito e legalidade; e norteada por uma política institucional com fundamento em: valorizar as pessoas, promover a paz social, garantir o pleno exercício de direitos, promover a participação de todos os setores da sociedade, estabelecer as parcerias e buscar a efetividade dos serviços.