Parceiros se unem ao Comando de Saúde para realização do Outubro Rosa
O câncer de mama impressiona a todos pela freqüência e gravidade, porém, temos que enfatizar que os avanços da medicina foram enormes nos últimos anos em relação ao diagnóstico e tratamento, cada vez mais eficientes, possibilitando maior perspectiva de cura e melhor qualidade de vida das pacientes tratadas, informa o Tenente Coronel QOSPM Marcus Nascimento Borges, Diretor Clínico do Hospital do Policial Militar (HPM), mantido pela Fundação Tiradentes.
Ressaltam-se, sem dúvida, os avanços relacionados ao diagnóstico precoce em especial a melhoria técnica dos exames de mamografia e a difusão das informações a toda sociedade através de campanhas como o Outubro Rosa e ações permanentes das entidades médicas como, em destaque, o relevante e incessante trabalho da Sociedade Brasileira de Mastologia.
O mais importante, segundo o diretor, se refere às ações de toda a Sociedade em divulgar e facilitar o acesso ao atendimento especializado e a realização dos exames preventivos como a mamografia, que é direito das mulheres. A Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda a realização da mamografia anual após os 40 anos, pois, é um exame essencial para detecção precoce do câncer de mama possibilitando maior eficiência do tratamento e possibilidade de cura real.
Desta forma a Polícia Militar do Estado de Goiás , através do Comando de Saúde , em uma iniciativa do Grupo de Epidemiologia e Pesquisa (GEP), coordenado pelo Tenente Coronel QOSPM Waldemar Naves do Amaral e também Diretor Técnico do HPM, em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional de Goiás e Fundação Tiradentes, apoiam o Outubro Rosa.
No próximo dia 26, quarta-feira, será realizado um evento sobre o tema no auditório da Fundação Tiradentes.
Confira a programação:
8h – Abertura : “Outubro Rosa “ – Dr. Antônio Eduardo Rezende de Carvalho – Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Goiás
9h – Diagnóstico – 1ºTenente QOSPM Hugo Pereira Pinto Gama – Especialista em Radiologia;
9h30 – Doenças Sexualmente Transmissíveis e Métodos Contraceptivos – 2º Tenente QOSPM Dayane Clementino Moraes e Cunha – Especialista em Mastologia
10h – Encerramento com sorteio de brindes.
Em adesão ao movimento, a sede da Fundação Tiradentes foi iluminada de rosa, onde o efeito só é percebido no período noturno semelhante ao adotado por centenas de órgãos públicos e empresas, e os colaboradores vestem a camiseta da campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Goiás.