29 de agosto – Dia Nacional de Combate ao Fumo
O tabagismo é uma doença. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o tabagismo como a principal causa de mortes evitáveis e importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças pulmonares, cardiovasculares e o câncer. O tabagismo pode causar alterações na boca tais como: dentes amarelados, doença periodontal, língua saburrosa e consequente mau hálito, lesões potencialmente malignas e câncer bucal. O fumo também provoca alterações no paladar e no olfato.
Atualmente morrem cerca de 7 milhões de pessoas por ano no mundo por causa do cigarro, segundo a (OMS).De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) cerca de 10% dos brasileiros fumam (cerca de 24 milhões) e mais 600 mil são fumantes passivos.
No Hospital do Policial Militar (HPM), temos um programa de combate ao tabagismo, etilismo e outras drogas ilícitas: Programa de Atenção Integral ao Policial Militar (PAISPM) este é composto por uma dedicada equipe multiprofissional que funciona há 21 anos, no HPM, e já acompanhou cerca de 800 policiais. Inscrição nos telefones: 3235-6136 e 3235-6139.
O Serviço Odontológico do HPM também oferece a especialidade de Periodontia e o Exame de Prevenção de Câncer Bucal.Periodicamente, desde o ano de 2011j, já foram realizados mais de 9 mil exames, detectados cerca de 290 alterações diversas (inclusive potencialmente malignas), sendo 4 casos de tumores malignos e um 5º maligno caso a ser confirmado.
Inscrição:telefone é 3235-6193.
Fonte: Cap. Mariza de Almeida Salles
Responsável pelo Exame de Prevenção de Câncer Bucal do CSIPM (Centro de Saúde Integral do Policial Militar)