Análise Criminal: 80 formandos recebem diplomas na Fundação Tiradentes
O auditório da Fundação Tiradentes abrigou nesta quarta-feira, 01, a formatura dos 80 alunos do 2º Curso de Extensão em Análise Criminal, promovido pela Gerência do Observatório de Segurança da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás.
O secretário Joaquim Mesquita e o chefe do Estado-Maior da PM, Coronel Víctor Dragalzew, outros integrantes do alto escalão da corporação, vários delegados da Polícia Civil, integrantes da Defesa Civil e da Guarda Municipal de Goiânia e familiares prestigiaram a formatura. O diretor-presidente da Fundação Tiradentes, Tenente-Coronel Cleber Aparecido Santos, acompanhou a abertura.
O curso beneficiou integrantes dessas diferentes corporações da área da segurança e teve duração de 220 horas/aula. Durante a formatura, o secretário elogiou a iniciativa do Observatório e enfatizou que estão sendo estruturados 18 núcleos de análise criminal, um para cada das 18 áreas de segurança pública. “Isso (a formação técnica) nos ajuda a compreender a incidência criminal e definir melhor nossa atuação”, disse Joaquim Mesquita.
Na sequência, o público foi beneficiado pela palestra intitulada Políticas Efetivas de Segurança Pública e o Papel da Informação, proferida por Daniel Castro Cerqueira. Ele é diretor de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e estudioso da chamada “economia do crime”.
O especialista historiou como o aspecto da prevenção ganhou importância ao longo dos anos, assim como melhorou a visão sobre a transversalidade implícita nas ações de segurança pública, o mesmo ocorrendo com os fatores interligados para se produzir segurança para a sociedade.