Celebração dos 30 anos das mulheres na PMGO tem apoio da Fundação Tiradentes
Com o apoio da Fundação Tiradentes, a Polícia Militar de Goiás (PMGO) realiza nesta sexta-feira, 19, uma solenidade de comemoração dos 30 anos da Polícia Militar Feminina (PMFem). O evento acontecerá às 19h00 na Academia da Polícia Militar (APM).
Nesta oportunidade, a Fundação Tiradentes parabeniza todas as suas beneficiárias que fazem parte da história dos 30 anos PMFem e reafirma seu compromisso em apoiar as outras conquistas que virão.
A celebração de sexta-feira contará com o Batalhão do Desfile divido em sete pelotões compostos por policiais militares mulheres que atuam em diferentes quadros da corporação como operacional, saúde, ensino, entre outros. A solenidade será aberta ao público.
Histórico
O primeiro processo seletivo para policiais femininas no estado de Goiás foi aberto em 1986 e teve participação de mais de mil candidatas, das quais 103 se matricularam no Curso de Formação de Soldados (CFSD) e 99 concluíram o curso.
Quando surgiu o novo quadro, as candidatas deveriam ter idade entre 18 e 26 anos; primeiro grau completo; altura mínima de 1,60 metros; estado civil de solteira, separada legalmente ou viúva.
Mas foi no ano de 2013 que a presença de mulheres em novas áreas da PMGO ganhou força. Em novembro daquele ano houve a inclusão de duas policiais femininas ao Esquadrão Antibombas da Policia Militar do Estado de Goiás.
Em 2014, policiais militares femininas passaram a compor parte da Banda de Música da PMGO, que foi criada em 1893. No mesmo ano, oito mulheres reforçaram o efetivo do Regimento de Polícia Montada (Cavalaria).
No ano passado, três policiais militares concluíram estágio operacional na Companhia de Policiamento Especializado (CPE) de Aparecida de Goiânia, dando mais um passo no processo de consolidação da presença de policiais femininas em unidades especializadas da PMGO.
(Com informações do site da Polícia Militar de Goiás)